Todos São Indesculpáveis Perante O Juiz De Toda Terra


Deus julgará justamente as criaturas morais pelo mal que fazem. Muitas passagens das escrituras afirmam isso. Uma delas se encontra em Isaias:

“Estes escolheram seus próprios caminhos, e a sua alma se deleita nas suas abominações, assim eu lhes escolherei o infortúnio e farei vir sobre eles o que eles temem; porque clamei e ninguém respondeu, falei, e não escutaram; mas fizeram o que era mau perante mim e escolheram aquilo em que eu não tinha prazer.” (Is. 66: 3 b, 4). Do mesmo modo lemos: “Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias” (Ec. 7: 29).

O FATO É QUE TODOS SÃO PECADORES

Rm. 3: 23 diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Por um só homem o pecado entrou no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso mesmo todos pecaram. Logo, TODOS (inclusive Maria) são culpados.

Toda humanidade tem pecado individualmente, e assim tem uma culpa moral diante de Deus. O homem tem sentimento de culpa, mas não culpa moral, porque crê que não há uma verdade absoluta ante as quais o homem seja, ou possa ser moralmente culpado, entretanto, a Bíblia diz que todo ser humano é moralmente culpado perante Deus, porque cada um tem, por livre vontade, cometido todo tipo de pecado diante de Deus.

Mas há uma ótima notícia para todo aquele que desejar ficar livre da praga mortal chamada pecado, senão vejamos: O Apóstolo Paulo falando aos irmãos de Roma, disse que não se envergonhava do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê primeiro do Judeu e também do Grego (Rm 1: 16). A palavra grega para definir poder de Deus que Paulo está falando é dynamis, isto é, a dinamite de Deus, ou seja, o poder explosivo de Deus para acabar com o efeito do pecado em todo aquele que crê no evangelho da salvação. Mais incisivo ainda é que todos pecaram (passado) e carecem (no presente), da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça. (Rm. 3: 23-24).

O PECADO CONDENA O HOMEM

E, depois da morte, segue-se o juízo (Hb. 9: 27).

Rm 6: 23 “O salario do pecado é a morte...” Assim sendo, todos estão condenados à morte, e o homem é indesculpável perante Deus por causa da lei interior, a consciência, pois quando os gentios que não tem lei procedem por natureza, de conformidade com a lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se. (Rm. 2: 14, 15).

C.S. Lewis diz: “As criaturas não nascem com desejos, a menos que a satisfação de tais desejos exista. Um bebê sente fome: bem, existe aquilo que chamamos de alimento. Um patinho quer nadar: bem existe aquilo que chamamos de água. Homens sentem desejo sexual: bem, existe aquilo que chamamos de sexo. Se eu descubro em mim um desejo que nenhuma experiência no mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que fui criado para outro mundo.” Com isso, posso concluir que a lei moral é uma comprovação da realidade da existência de Deus.

SÓ DEUS NÃO DEPENDE DE NADA

Mas, a consciência pode ficar cauterizada. No livro O Apóstolo dos Pés Sangrentos encontramos a história do místico da Índia, Sundar Sing. Ele conta que passando pelas ruas de uma cidadezinha daquele país, encontrou-se com um individuo que ia carregando um balde de carne apodrecida. O mau cheiro que ela exalava era de tal forma repulsivo e penetrante que Sundar Sing perdeu o apetite por algum tempo. E todas as vezes que lhe vinha à mente aquela cena repugnante, sentia-se mal. Mas, o homem que em uma das mãos carregava o balde, tinha na outra um pedaço de pão e ia comendo calmamente. Seu estomago já se acostumara de tal modo com aquela carnificina que nem sentia mais. Note bem: A consciência cauterizada não acusa o pecado. Sendo assim, a pessoa poderá ser condenada no dia do juízo, caso não se arrependa. (Lc. 13: 3

Todos os seres vivos, humanos e animais pensam ser livres, mas na verdade não são, por exemplo, um pequeno pássaro supostamente livre passa a vida inteira em uma gaiola cheia de temores e ansiedade e estão limitados pelas condições do tempo variação da pressão do ar, pelo alimento pelos predadores e pelos laços e pela compulsão de permanecer dentro de um pequeno espaço... O mais livre dos pássaros igual a qualquer outra coisa criada é mantido em constante prisão por uma rede de necessidades. Só Deus é livre.

A LEI MORAL RATIFICA A EXISTÊNCIA DE DEUS

Strobel Lee propõe um raciocínio interessante em seu livro Em Defesa da Fé, SP: Vida, 2002. Digamos que você esteja indo para o escritório para ver se o seu patrão está lá, diz Strobel. Vê o seu carro no estacionamento, pergunta a secretária se ele está e ela diz: “Sim, acabei de falar com ele.” Você vê luz na soleira da porta do seu escritório. Ouve sua voz ao telefone. Com base em todas essas evidências, você tem boas razões para concluir que o seu patrão está no escritório. Mas poderia fazer algo bem diferente. Você poderia ir até a porta, bater e encontrar o patrão face a face. Nessa altura, as evidencias do carro no estacionamento, do testemunho da secretária, da luz debaixo da porta e da voz ao telefone – tudo isso ainda seria válido, mas assumiria um papel secundário, porque agora você encontrou o patrão face a face.

Da mesma maneira, quando nos encontramos com Deus, por assim dizer, face a face, todos os argumentos e evidencias a favor da Sua existência – posto que ainda perfeitamente válidos – assumem um papel secundário. Eles agora se tornam ratificadores do que o próprio Deus nos mostrou de modo sobrenatural, pelo testemunho do Espírito Santo em nosso coração.

O ateu é indesculpável, pois a própria lei da consciência que nele habita comprova a existência de um legislador. Estes sofrerão penalidade eterna e destruição e serão banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.

É bem claro o texto em 2 Ts. 1: 8, 9. Os justos desfrutarão de vida e bem aventuranças eternas na presença do Senhor; os ímpios sofrerão castigo e separação do Senhor. A futura morada dos justos será o céu (2 Co. 5: 1; 1 Pe. 1: 4) a futura morada dos ímpios será o inferno (Mc 9: 43, 44; Ap. 20: 14).

Aproveite a oportunidade que o Senhor Jesus está lhe oferecendo hoje no dia da graça, converta-se de seus maus caminhos e dê uma chance a Jesus. Antes que seja tarde de mais! Ele pode fazer tudo sozinho, mas preferiu contar com você! Lembre-se das palavras do discípulo amado:

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder se serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome. (João 1: 12). Jesus te ama muito!



Pr. Fábio José de Fátima.